Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1989, o Professor Cláudio Finkelstein possui um LL.M. em Direito Internacional pela Universidade de Miami, onde escreveu sua tese sobre o “Mercado Comum do Sul – MERCOSUL”. Em 2000, obteve o título de Doutor pela PUC-SP com a tese "Processo de Formação de Mercados de Bloco". Em 2011, obteve a Livre-Docência em Direito Internacional pela PUC-SP com a tese "Jus Cogens como Paradigma do Metaconstitucionalismo de Direito Internacional". Atualmente, está realizando seu Pós-Doutorado na Bucerius Law School, em Hamburgo, focando no tema "Arbitragem e Corrupção".
Professor Cláudio é autor de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, incluindo os livros "MERCOSUL – Lições do Período de Transitoriedade" (em coautoria com Celso R. Bastos), "O Processo de Formação de Mercados de Bloco", "Manual de Direito Internacional" e "Jus Cogens e Metaconstitucionalismo". Publicou inúmeros artigos em direito internacional e arbitragem, e é convidado regularmente para palestrar em eventos acadêmicos internacionais em países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, França, Chile, Argentina e Áustria.
Atualmente, é Professor de graduação e pós-graduação na PUC-SP, onde coordena os cursos de Doutorado e Mestrado em Direito das Relações Econômicas Internacionais, além de coordenar o Curso de Extensão em Arbitragem do COGEAE/SP e o Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Internacional. Ele também coordena o Curso de Contratos Internacionais do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS/CEU Brasil) e o Departamento de Direito Internacional do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. É Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (SBDI), membro do Conselho de Ética da Federação Paulista de Futebol, editor da Revista de Direito Constitucional e Internacional da RT, e membro do Conselho Editorial do CIFILE Journal of International Law.
No campo da arbitragem, Cláudio atua como advogado, parecerista e árbitro em algumas das principais instituições arbitrais do mundo, incluindo CAM-CCBC, CCI, Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, AMCHAM e CAM B3. É membro da Comissão de Arbitragem e ADR da CCI (Brasil e Global). Além disso, desempenha um papel fundamental na formação de novas gerações de advogados, coordenando grupos de estudo e competições acadêmicas nacionais e internacionais.
Maria Eugênia Finkelstein
Direito Empresarial e Societário
Ao longo de sua carreira, Maria Eugênia tem se destacado na área do Direito Comercial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico e prático deste campo no Brasil. Suas áreas de pesquisa incluem sociedades anônimas, joint ventures internacionais, comércio eletrônico, e regulação da internet. Além de sua atuação acadêmica, é sócia fundadora do escritório Finkelstein Advogados, localizado em São Paulo, onde coordena e orienta projetos de grande relevância no cenário jurídico nacional e internacional.
Maria Eugênia é autora de diversos livros e artigos publicados em renomadas revistas jurídicas, sendo suas obras referência no estudo do direito empresarial. Participa ativamente de bancas de mestrado e doutorado, contribuindo para a formação de novos profissionais do direito.
Direito Contratual, Societário e Internacional
Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente cursa a Pós Graduação em Direito Contratual, ramo que constitui uma das mais importantes áreas de atuação do Finkelstein Advogados. Além desta área, ela atua nos outros ramos desenvolvidos pelo escritório, com destaque para o societário e as atividades de arbitragem. Também tem atuação acadêmica, tendo sido, por dois anos, monitora do Curso de Direito Societário do GVLaw, na Fundação Getúlio Vargas, ademais, contribui para o atendimento de clientes das mais diversas nacionalidades com a experiência que possui nos idiomas Inglês e Francês.
Maria Isabel Gori Montes
Advogada, com graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2019), curso de verão em Arbitragem Internacional pela Universidade de Leiden em cooperação com a Corte Permanente de Arbitragem - PCA (2016), Master of Laws e Certificado de Especialização em Business Law pela UC Berkeley School of Law (2021). Árbitra em procedimento administrado pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes. Professora-Assistente do Curso de Arbitragem do Educação Continuada da PUC-SP (antigo COGEAE), coordenado pelo Professor Cláudio Finkelstein. Professora Convidada da aula de Arbitragem Societária do Curso de Direito Societário do Educação Continuada da PUC-SP, coordenado pela Professora Maria Eugênia Finkelstein. Foi membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Arbitragem (CEPArb-USP), para elaboração dos Digestos de Decisões em Impugnações a Árbitros para a CAMARB e Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP. Representando a Universidade de São Paulo, foi oradora na competição internacional Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, chegando ao round of 16 dentre mais de 340 instituições de ensino, e recebido menção honrosa pelo memorando da parte requerente (2017); foi coach da equipe que se sagrou vice-campeã do Vis East Moot, e recebeu menções honrosas pela performance dos oradores, bem como pelo seu Memorando pela parte requerida (2020).
Consultor
Consultor em matéria de contencioso
Advogado, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb), árbitro integrante da lista de árbitros da Hong Kong International Arbitration Center e da CAM-FIEP, Membro da Diretoria do Capítulo Brasileiro do Club Español Del Arbitraje, Membro da London Court of International Arbitration (LCIA), Professor do Curso dem Arbitragem do Educação Continuada PUC-SP (antigo COGEAE), Coordenador do Curso de Atualização em Arbitragem da Faculdade Damásio, Professor Convidado do Curso de Pós Graduação do Mackenzie. O Dr. Marcelo R. Escobar foi Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo e Conselheiro Julgador do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo.